Jogos e Brincadeiras para aula de Educação Física
A volta dos mortos-vivos
Disciplina: Educação Física
Ciclo: Ensino Fundamental - 1ª a 4ª
Assunto: Jogo motor tipo: Jogos
O jogo “A volta dos mortos-vivos” é uma adaptação do tradicional jogo da queimada que promove uma participação mais ativa das crianças durante toda sua duração. Trabalha com as habilidades de arremesso e recepção da bola e a capacidade de se esquivar de um arremesso.
O espaço ideal para esse jogo é uma quadra de voleibol, ou seja, um retângulo de 9 por18 metros , com uma linha central atravessando a lateral maior.
O espaço ideal para esse jogo é uma quadra de voleibol, ou seja, um retângulo de 9 por
O jogo é uma espécie de “contrário” da tradicional “queimada”.As crianças são divididas em duas equipes, sendo que apenas duas de cada equipe começam o jogo dentro de seu próprio campo, representando os “vivos”; enquanto as demais ficam no “cemitério”, que é ao redor do campo adversário.
VEJA MAIS
O objetivo dos jogadores que estão “mortos” é voltarem a ser “vivos”, o que acontece quando “queimam” alguém da outra equipe. “Queimar” significa fazer com que a bola atinja o corpo do colega e caia no chão logo em seguida.
Se o colega consegue agarrar a bola arremessada, ou se a bola bate no chão antes de atingi-lo, ele não é considerado queimado.
Os que estão “vivos” precisam ajudar os “mortos” da equipe a voltarem, passando a bola para eles tentarem queimar os colegas da outra equipe. A primeira equipe em que todos os “mortos” conseguirem voltar para seu campo é considerada vencedora. Ao término do jogo, o professor promove uma discussão com os alunos sobre as diferenças entre o novo jogo vivenciado e a queimada, nos aspectos que considerar mais relevantes, por exemplo, motivação, cooperação nas equipes, dinamicidade, interação entre colegas com níveis de habilidade diferenciados, entre outros.
Os que estão “vivos” precisam ajudar os “mortos” da equipe a voltarem, passando a bola para eles tentarem queimar os colegas da outra equipe. A primeira equipe em que todos os “mortos” conseguirem voltar para seu campo é considerada vencedora. Ao término do jogo, o professor promove uma discussão com os alunos sobre as diferenças entre o novo jogo vivenciado e a queimada, nos aspectos que considerar mais relevantes, por exemplo, motivação, cooperação nas equipes, dinamicidade, interação entre colegas com níveis de habilidade diferenciados, entre outros.
esta é uma otima atividade para os alunos.
ResponderExcluirmuito bem
GOSTEI MUITO EFICIENTE
ResponderExcluirgostei espero q realizem com sucesso!!!1
ResponderExcluiradorei a brincadeira!
ResponderExcluirAdorei
ResponderExcluir