O macaquinho chinês, posiciona-se junto a um muro, virado para a parede, e de costas para as outras, que estão colocadas lado a lado, a cerca de dez metros ou mais. O macaquinho chinês bate com as mãos na parede dizendo: “Um, dois, três, macaquinho chinês”. Enquanto este diz a frase, os outros avançam na direção da parede. Mal o macaquinho chinês termina a frase vira-se imediatamente para os outros, tentando ver alguém correndo. Quem for visto se mexendo volta para trás até à linha de partida. Assim, as crianças só podem avançar quando o macaquinho chinês diz a frase, pois ele pode fingir voltar-se para a parede e olhar para trás, a ver se pega alguém se mexendo. A primeira criança que chegar à parede será o próximo macaquinho chinês.
32) FUTEBOL HUMANO
Várias pessoas se espalham em um campo enquanto outra tenta atravessá-lo e chegar até o fim. Porém, as pessoas do campo devem impedir. Quem conseguir chegar no fim sem ser pego, é um herói.
33) ALERTA
Tira 0 ou 1 para saber quem começa. O jogador pega a bola, joga ela pra cima e grita o nome de uma pessoa. A pessoa que teve seu nome citado deve pegar a bola e gritar "alerta". Imediatamente, todos devem ficar estátuas. O jogador dá 3 passos e, parado, deverá tentar acertar com a bola na pessoa que tiver mais próxima. Se acertar, a pessoa atingida sai da brincadeira. Se errar, ele é quem sai.
34) PULA-SAPO
Corrida de duplas de ida e volta onde não se pode usar as mãos. Cada um deve saltar as costas do parceiro e, com um sapo, cruzar a chegada. Na ida, vai de frente. Na volta, vem de costas, ou seja, não vale virar. Se errar, continua da onde parou. Ganha quem chegar primeiro.
35) CORRIDA AO CONTRÁRIO
Os corredores dão 25 voltas em um cabo de vassoura e correm de costas até a linha de chegada.
36) VASSOBOL
Dois rivais disputam para colocar a bola no gol do adversário através de uma vassoura.
37) CEGOBOL
Futebol comum, só que todos os jogadores jogarão de olhos vendados.
38) TÁ COM QUEM
Os jogadores se colocam lado a lado e a vítima de costas para essa fileira. A vítima joga uma bola pra trás e alguém da fileira deve pegá-la e todos devem colocar suas mãos para trás, a fim de confundir a vítima, que deve dar um palpite sobre quem pegou o objeto. Se errar, faz de novo. Se acertar, quem for descoberto é a nova vítima.
39) 2º ANDAR
Pega-pega de duplas. Cada dupla é formada por um montado e um montador. O montador deverá montar no pescoço do montado e pegar os outros que também estão montados. Só os montados podem pegar. Quem for pego, pega.
40) JOGAR ÁGUA
Um pega-pega com água. Quem for molhado, molha e assim por diante.
estava procurando a brincadeira ALERTA e achei mais não consigoachar:
ResponderExcluir-Deonde veio
-Onde surgiu
Será que voçê poderia me ajudar postando isso aqui nesse blog?
DESDE JÁ AGRADEÇO
Estava procurando sobre a brincadeira alerta, para ajudar a minha filha em uma pesquisa escolar, fiquei satisfeita por ter achado,deu para enterder direitinho a brincadeira.
ResponderExcluirObrigada a todos do site
tem como vc fazer mais esplicado
ResponderExcluirMuito bom esse site me ajudou muuuuito na pesquisa de jogos populares de educação física . Obg
ResponderExcluir