Educação Física - Brincadeiras

5 comentários :

Jogos e Brincadeiras para aula de Educação Física


A volta dos mortos-vivos
Disciplina: Educação Física

Ciclo: Ensino Fundamental - 1ª a 4ª
Assunto: Jogo motor tipo: Jogos

O jogo “A volta dos mortos-vivos” é uma adaptação do tradicional jogo da queimada que promove uma participação mais ativa das crianças durante toda sua duração. Trabalha com as habilidades de arremesso e recepção da bola e a capacidade de se esquivar de um arremesso. 

O espaço ideal para esse jogo é uma quadra de voleibol, ou seja, um retângulo de 9 por 18 metros, com uma linha central atravessando a lateral maior.

 O jogo é uma espécie de “contrário” da tradicional “queimada”.As crianças são divididas em duas equipes, sendo que apenas duas de cada equipe começam o jogo dentro de seu próprio campo, representando os “vivos”; enquanto as demais ficam no “cemitério”, que é ao redor do campo adversário.


VEJA MAIS


 O objetivo dos jogadores que estão “mortos” é voltarem a ser “vivos”, o que acontece quando “queimam” alguém da outra equipe. “Queimar” significa fazer com que a bola atinja o corpo do colega e caia no chão logo em seguida. 

Se o colega consegue agarrar a bola arremessada, ou se a bola bate no chão antes de atingi-lo, ele não é considerado queimado. 

Os que estão “vivos” precisam ajudar os “mortos” da equipe a voltarem, passando a bola para eles tentarem queimar os colegas da outra equipe. A primeira equipe em que todos os “mortos” conseguirem voltar para seu campo é considerada vencedora. Ao término do jogo, o professor promove uma discussão com os alunos sobre as diferenças entre o novo jogo vivenciado e a queimada, nos aspectos que considerar mais relevantes, por exemplo, motivação, cooperação nas equipes, dinamicidade, interação entre colegas com níveis de habilidade diferenciados, entre outros.


5 DE JUNHO: DIA DO MEIO AMBIENTE

3 comentários :

Atividades Escolares sobre o Meio Ambiente

Seguem algumas atividades para comemorar o dia do meio ambiente na educação infantil.

Dia Mundial do Meio ambiente :


Mini-projeto: Preservando o ambiente



Atividade para o dia do meio ambiente

• Propor aos alunos a elaboração de cartazes, alertando a comunidade escolar para a preservação do ambiente e a colaboração para um ambiente mais saudável.
JOGUE O LIXO NO LIXO!
RESPEITE OS ANIMAIS!
A arte da reciclagem: Promova a reciclagem de papéis:
Materiais:
- 1 litro de água
- 20 gramas de qualquer tipo de papel ou 4 folhas de sulfite
- 2 gramas de pó de gelatina
- 1 grama de anilina (caso você queira papel colorido)
- liquidificador
- 1 bacia grande
Como fazer:
1. Na véspera, rasgue o papel em pedacinhos e deixe de molho por 24 horas. Bata a mistura de papel e água no liquidificador, acrescentando a gelatina e, se for o caso, a anilina.
2. Passe a massa para uma bacia com 5 litros de água e agite levemente.
3. Introduza a peneira na bacia e, fazendo um movimento vertical, deixe escorrer toda a água.
4. Coloque a peneira sobre uma pilha de jornais, ou sobre um pano absorvente, sugando o excesso de água com uma esponja.
5. Retire o papel da peneira e deixe secar ao sol.
6. Depois que estiver completamente seco, o papel reciclado estará pronto para ser uso.
Revista da Folha. 3 de agosto de 1977, p. 21

Como surgiu o dia do meio ambiente

Entre os dias 5 e 12 de junho de 1972, foi realizada em Estocolmo, a capital da Suécia, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente. A partir dessa data, o dia 5 de junho foi declarado Dia Mundial do Meio Ambiente.
Os participantes da conferência assinaram documentos que deveriam obrigar os governos de todos os países a tomar medidas para impedir a poluição do solo, das águas e do ar. Eles também queriam que as pessoas tomassem consciência da necessidade de proteger o meio ambiente.
A conferência de 1992 foi realizada na cidade do Rio Janeiro e a de 2002 foi realizada na África do Sul..



SUGESTÃO: Cante a música com os alunos e aproveite para questioná-los sobre as perguntas feitas nela.


Música Infantil para o dia do meio ambiente:

CANTE:Herdeiros do futuro

A vida é uma grande
amiga da gente
nos dá tudo de graça
para viver
sol e céu,
luz e ar, rios e fontes
terra e mar.
Somos os herdeiros do futuro
e para esse futuro
ser feliz
vamos ter que cuidar
bem desse país.
Será que no futuro
haverá flores?
Será que os peixes
vão estar no mar?
será que os arco-íris terão cores
e os passarinhos
vão poder voar?
será que a terra
vai seguir nos dando fruto, a folha,
o caule e a raiz?
será que a vida
acaba encontrando um jeito bom
da gente ser feliz?
Vamos ter de cuidar
bem desse país.
Toquinho e Elias Andreato. Canção dos direitos da criança, Movieplay do Brasil

Nem sempre é fácil criar jogos ebrincadeiras para o dia do meio ambiente, mas é possível realizar algumas atividades interessantes. Já pensou em um jogo de lixo ao cesto? Use cestos de lixo reciclável, com suas devidas cores e peça aos alunos para que joguem diversos tipos de lixo nas lixeiras corretas. Só evite o vidro, pois pode ser perigoso de mais.

Durante a Semana do Meio Ambiente, você pode organizar um passeio parque local, ensinar os nomes das árvores e plantas presentes no local. Nesta ocasião, após o lanche, é importante lembrar os alunos a cuidarem corretamente do lixo gerado.

Esta é uma idéia de plano de aula para o dia do meio ambiente. Caso tenha outras idéias e sugestões, envie seu comentário ou mande um email.

Já olhou nossas sugestões de jogos e brincadeiras para festa junina?

Dia 22 de Marco - Dia da Agua

Nenhum comentário :

Como surgiu o dia da água?


Com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da água para a vida em nosso planeta, a ONU (Organização das Nações Unidas) estabeleceu 22 de março como o Dia Internacional da Água.

Aqui está um bom momento para refletirmos sobre o uso consciente da água e traçar metas em nosso cotidiano.
Água doce um elemento que pode acabar. O planeta é formado por aproximadamente 70% de água, mas 97,50% é água salgada, imprópria para o consumo.




O planeta Terra precisa de nossa ajuda. Vamos economizar água!

Curiosidades sobre o dia da água


Uma xícara de café consome 140litros de água.Uma sala iluminada por 1 hora com 3 lâmpadas 48 mil litros;
Uma pessoa que lava calçada, desperdiça aproximadamente 310 litros de água (em algumas cidades esta prática é proibida). Isso significa que, se 1 milhão de moradores deixassem de lavar suas calçadas por apenas um dia, a economia seria suficiente para suprir as necessidades diárias de água da população da cidade de São Paulo;
Um banho de 10 min 100 litros;
Uma pessoa gasta 1,24 milhão de litros de água por ano;
A agricultura é o setor que mais consome água doce. Para produzir 1kg de café solúvel são necessários 21 mil litros de água.
Fonte: Jornal Valor Econômico

O que fazer para economizar água?

PRECISAMOS ECONOMIZAR ÁGUA URGENTEMENTE!

Se cada pessoa do mundo fizer a sua parte, a água não vai acabar, e a vida em nosso planeta será preservada.
Quer fazer a sua parte? Então, comece a falar sobre esse problema para todas as pessoas que você conhece.
Siga as dicas que divulgaremos por uma semana de como economizar água e mãos à obra!

Escovando os dentes

Esta dica todos conhecem, mas poucos praticam:

quando estiver escovando seus dentes, deixe a torneira fechada!
Gastamos, aproximadamente, 10 litros de água quando escovamos os dentes por cinco minutos com a torneira aberta.
Para economizar, abra a torneira apenas para molhar a escova e enxaguar a boca.

Dicas para economizar água no banho

Você sabia que um dos recordistas de consumo de água no Brasil é o chuveiro? Um banho de 15 minutos gasta, em média, 130 litros de água. Se a pessoa for como eu, que toma banho todos os dias, vai consumir, em um mês, 3.900 litros!
Para economizar, basta reduzir o tempo do banho: cinco minutos são suficientes para lavar todo o corpo. Desligar o chuveiro enquanto se ensaboa ou lava o cabelo também é uma boa maneira de economizar. Viu como dá pra ficar cheiroso sem esbanjar? Agora, só não vale dizer que não vai mais tomar banho para economizar água, pois essa desculpa não cola mais!


Dicas para economizar água Lavando a roupa


Na hora de lavar a roupa, o segredo para economizar água é deixar acumular peças e lavar tudo de uma só vez. Só ligue a máquina quando ela estiver cheinha. As roupas muito sujas devem ser deixadas de molho antes de serem lavadas, pois, com isso, a sujeira sai mais fácil e com menos água. Ao lavar no tanque, deixe sempre a torneira fechada enquanto ensaboa e esfrega as roupas.

Dicas para economizar água Lavando a louça


Antes de começar a lavar a louça, devemos raspar os restos de comida e deixar de molho as panelas ou as louças muito sujas. Ensaboe tudo o que for lavar com a torneira fechada e abra a torneira apenas na hora de enxaguar. Ah! E lembre: nada de ficar pegando um copo limpo a cada vez que você for tomar água, pois, para cada copo que você suja, são necessários pelo menos dois outros copos de água para lavá-lo.

Dicas para economizar água para regar plantas


Para cuidar do jardim, substitua a mangueira por um regador. Dessa maneira, você só joga água onde é necessário, não afoga as coitadas das plantinhas e fica mais perto delas. Isso mesmo, fica mais perto e dá mais carinho para as plantas, ou você acha que elas só precisam de sol e água?

Verificando os vazamentos para economizar água

Como encontrar vazamentos de água?

Vazamento é um problema! Uma torneira pingando, um cano furado ou uma válvula de descarga desregulada pode desperdiçar milhares de litros de água em um único dia. Certifique-se de que todas as torneiras de sua casa estão bem fechadas e funcionando direitinho e de que a válvula da descarga não está desregulada e soltando mais água que o necessário.

Para verificar se existe algum vazamento, faça o seguinte teste: feche todas as torneiras e registros da casa e veja se os números do hidrômetro (aquele aparelho parecido com um relógio que mede o consumo de água) estão movendo-se. Se isso ocorrer, é sinal de que algum cano pode estar furado. Avise seus pais para que o problema possa ser resolvido com urgência!

Mesmo no verão, é importante não fazer jogos e brincadeiras que envolvam água. Evitar o uso da água para se refrescar, como por exemplo usando uma mangueira, pode economizar alguns litros de água.

Algumas idéias de brincadeiras permitidas são as pistolas e bexigas com água, já que irão utilizar uma quantidade muito menor e a diversão com esses jogos são garantidas
Jogos e Brincadeiras é um site de atividades para educação infantil. Site para professores e educadores, especializado em atividades escolares, que tem por objetivo transmitir informações de diversas matérias escolares para melhorar a qualidade de ensino de nossos leitores. Você encontrará informações sobre Brincadeiras em grupo, Brincadeiras Infantis, Tarefas para Educação Infantil, dinâmicas infantis, tarefas para imprimir, projetos escolares e plano de aula. Nossa vontade é que você participe ativamente deixando comentários ou entrando em contato. Lembre-se que o que você ensina hoje, será o fruto do nosso futuro! Se você é Professor e gosta deste site, deixe seu comentário sobre nosso site.