Atividades de Matemática Prontas

Um comentário :
Separamos mais alguns jogos e brincadeiras e atividades de matemática para você que tanto nos pediu.





MAIS ATIVIDADES

















Conhece mais atividades de matemática para brincar com as crianças?

É importante que o ensino e aprendizado da matemática seja bem fixado desde os primeiros anos escolares, pois ela será de fundamental importância até a chegada a criança à vida adulta.


Atividades de Ciencias

Nenhum comentário :
Ensinar ciências fica mais fácil se você utlizar a atividade certa.  Selecionamos algumas atividades para você falar sobre a dengue, animais e sentidos.





MAIS ATIVIDADES











Atividades de Liga os Pontos

Um comentário :
Após dezenas de pedidos de jogos e brincadeiras de todos os tipos, estamos publicando algumas atividades de liga os pontos.

Essa atividade é bem simples de fazer e estimula a coordenação motora das crianças, além de ensinar a sequencia numérica.





MAIS ATIVIDADES













Muitas crianças adoram brincar de ligar os pontos. Você pode estimular os alunos para que além de ligar os pontos, possam pintar os desenhos finalizados, tornando o jogo mais interessante.

Atividade de Matematica - Multiplicacao

Um comentário :
Muitos nos pedem atividades de matemática, então vamos colocar varias atividades novas para 2011. Estamos selecionando atividades de multiplicação e outras atividades de matemática e geometria.

Esperamos que curtam as atividades!  agradecemos os comentários e suas sugestões.


















dinâmica de grupo: ATENÇÃO! CONCENTRAÇÃO!

3 comentários :
[Estou+Alerta+002.png]


ATENÇÃO! CONCENTRAÇÃO!: - (CALMO)

Como funciona a brincadeira?


Formação: Em círculo, sentados na sala de aula ou à vontade.
Desenvolvimento: Ao iniciar o jogo, todos dirão: “__ Atenção! Concentração!” Logo em seguida baterão palmas 3 vezes.
“__ Atenção” – 3 palmas
“__ Concentração” _ 3 palmas
“__ Diga o nome” _ 3 palmas
“__ Nome de” _ 3 palmas


VEJA MAIS jogos e brincadeiras


A seguir o professor ou uma criança por ele indicada falará e os demais baterão palmas da seguinte maneira:

“__ Uma fruta” _ 3 palmas
“__ Que você” _ 3 palmas
“__ Mais gosta” _ 3 palmas

Logo após da ordem indicada pelo professor cada criança dirá o nome de uma fruta e baterá 3 palmas, que será acompanhada por todo o grupo.

Depois de todos os alunos tiverem dito o nome de uma fruta, o professor ou outro aluno, sem intercessão, continua a brincadeira, dando nova ordem.

Poderão ser lembrados: nomes de cidades, bairros, países, acidentes geográficos, vultos históricos, compositores, artistas, etc.

Pagarão prendas os que errarem.

Existem vários jogos e brincadeiras parecidas com esta, e basicamente com a mesma dinâmica.

Você pode encontrar mais dinâmicas de grupo como esta navegando em nosso site, e caso conheça alguma outra, pode nos sugerir pelos comentários.

PROJETO: ALIMENTAÇÃO, CULTURA E QUALIDADE DE VIDA - Leia mais

Um comentário :
A mulher precisa cada vez mais usar alimentos industrializados para preparar as refeições. Isso vem gerando muitos problemas de saúde, carência de vitaminas e nutrientes e, principalmente, obesidade

JUSTIFICATIVA: A família sofreu e ainda vem sofrendo profundas transformações. Entre elas destacamos a necessidade da mulher buscar seu espaço no campo de trabalho. Muitas vezes tendo uma jornada dupla (trabalho,cuidados do lar e família) a mulher precisa cada vez mais usar alimentos industrializados para preparar as refeições. Isso vem gerando muitos problemas de saúde, carência de vitaminas e nutrientes e, principalmente, obesidade.
Além desses problemas que afetam o indivíduo há outro em âmbito maior, que afeta a toda a sociedade: a população cresceu num ritmo acelerado e a produção de alimentos não acompanhou esse crescimento. Outro grande problema é o desperdício e o consumismo desenfreado. Poucos têm muito e muitos sobrevivem de migalhas, de restos. A desnutrição assola os países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento.


VEJA MAIS



Faz-se necessário uma reflexão seguida de ação. Precisamos rever nossos conceitos e preconceitos. Muitos alimentos são jogados enquanto a fome assola o povo. Muitas vezes esse desperdício ocorre por ignorância. Então, é necessário repensar a alimentação e buscar novos caminhos. Os alimentos alternativos se encaixam como solução para o problema da fome e da miséria.
Através dos hábitos e costumes de um povo, entre eles a alimentação, podemos desvendar os principais traços culturais, entender o passado, analisar o presente e vislumbrar o futuro. Pelo viés da alimentação é possível aprender História e Geografia de forma divertida e interessante.

OBJETIVO: Gerar a reflexão sobre o consumo sustentável, aproveitamento dos alimentos e seus nutrientes, alimentação saudável e equilibrada .
Que o aluno seja capaz de refletir sobre saúde e alimentação sendo capaz de buscar as informações necessárias de forma autônoma e responsável.
Entender o processo histórico pelo viés da cultura, no caso específico, dos hábitos alimentares.
Identificar os alimentos saudáveis e os alimentos industrializados.
Valorizar a alimentação oferecida na escola.
Educar os alunos sobre a importância dos tributos pagos ou recolhidos e o retorno destes benefícios para a população proporcionando uma melhoria na qualidade de vida.

ESTRATÉGIA: Num primeiro momento alunos e professor conversarão sobre a importância da alimentação. Através de diferentes fontes de pesquisa deverão pesquisar sobre alimentação saudável e necessária para o nosso corpo.

Na segunda etapa iremos conversar sobre a alimentação oferecida na escola. Valorização da merenda oferecida. De que forma é preparada, e os nutrientes que compõe a alimentação. Da onde vem e quem paga a merenda oferecida na escola.

A última etapa do projeto é a finalização do projeto onde haverá elaboração de cardápios de baixo custo e saudável.
Cartazes com diferentes tipos de alimentação.
Quadro comparativo de alimentos saudáveis e alimentos industrializados.
Música: Planeta Azul.
Filme: Tainá: Uma aventura na Amazônia.

AVALIAÇÃO: A avaliação será constante. O professor estará atento ao interesse, participação, colocação de opiniões, colaboração... Mas, a melhor avaliação se dará a longo prazo, ou seja, quando o aluno colocar em prática tudo que aprendeu.

EEB CAETANO BEZ BATTI
PROF.ª: LUCIMARA MARTINS BARZAN
1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
EDUCAÇÃO FISCAL

Projeto Político - Pedagógico

Um comentário :

Como criar o projeto político pedagógico?


Sumário



UNIDADE I - Conceito e Concepção do Projeto Político - Pedagógico


1 - A educação e o projeto histórico social
2 - Projeto Político Pedagógico: Afinal, o que significa?

UNIDADE II - Estratégias de Planejamento, Gestão e Avaliação do Projeto Escola


1 - O processo de construção do Projeto Político-Pedagógico

1.1 - Estratégias de planejamento

1.2 - A participação como elemento fundamental no processo de planejamento, gestão e avaliação do projeto político-pedagógico


UNIDADE III - A Inclusão no Projeto Político-Pedagógico da Escola

1 - O significado da educação inclusiva
2 - A democratização das práticas e dos saberes escolares

UNIDADE IV - O Projeto Pedagógico como articulador das Ações de Ensino, Aprendizagem, Gestão na vinculação com Comunidade Escolar Interna e Externa

1 - Escola e comunidade: uma relação que precisa ser (re)construída
2 - O poder articulador do projeto político-pedagógico nas ações da escola

Obras Consultadas






VEJA MAIS








UNIDADE I - Conceito e Concepção do Projeto Político - Pedagógico

Nesta unidade apresentaremos uma discussão conceitual do Projeto Político Pedagógico. Buscaremos compreendê-lo na sua dimensão política e pedagógica, no sentido que todo projeto possui uma intencionalidade que está articulada com um projeto histórico social. Sua dimensão pedagógica reside na possibilidade concreta da escola, através das ações educativas, cumprir seus propósitos e sua intencionalidade. Buscaremos ainda nesta unidade, abordar as diferentes concepções que historicamente permeiam a construção e efetivação do Projeto Político-Pedagógico no cotidiano escolar.
[ Voltar para o Sumário ]


CANTIGAS DE RODA

4 comentários :

Como trabalhar Cantigas de Roda


Essas músicas poderão ser cantadas em jogos e brincadeiras de roda. São facilmente encontradas na internet. Para saber o nome da música, entre no site [www.letras.mus.br] e digite alguma parte da letra. Depois de saber, vá até o site [www.4shared.com/network/search.jsp], digite o nome da música e baixe. Você também pode pesquisar por outras palavras-chave como "cantigas de roda", "músicas infantis" "Patatí Patatá", "Balão Mágico"...




l Atirei o pau no gato-tô, mas o gato-tô, não morreu-reu-reu, dona Xica-ca, admirou-se-se do berrô, do berrô que o gato deu: miau! Não atire o pau no gato-tô, porque isso-sô, não se faz-faz-faz. O gatinho-nhô é nosso amigo-gô. Não devemos maltratar os animais: miau!

l Sabão crá-crá, sabão crá-crá. Não deixa os cabelos do sapo enrolar. Sabão cré-cré, sabão cré-cré. Não deixa os cabelos do sapo de pé. Sabão cri-cri, sabão cri-cri. Não deixa os cabelos do sapo cair. Sabão cró-cró, sabão cró-cró. Não deixa os cabelos do sapo dar nó. Sabão cru-cru, sabão cru-cru. Não deixa os cabelos do sapo...


VEJA MAIS



l Eu sou pobre, pobre, pobre, De marré, marré, marré. Eu sou pobre, pobre, pobre, De marré deci. Eu sou rica, rica, rica, De marré, marré, marré. Eu sou rica, rica, rica, De marré deci. Eu queria uma de vossas filhas, De marré, marré, marré. Eu queria uma de vossas filhas, De marré deci. Escolhei a qual quiser, De marré, marré, marré. Escolhei a qual quiser, De marré deci. Eu queria (nome da pessoa), De marré, marré, marré, Eu queria (nome da pessoa), De marré deci. Que ofício dais a ela? De marré, marré, marré. Que ofício dais a ela? De marré deci. Dou o ofício de (nome do ofício) De marré, marré, marré. Dou o ofício de (nome do ofício), De marré deci. Este ofício me agrada (ou não) De marré, marré, marré. Este ofício me agrada (ou não) De marré deci. Lá se foi a (nome da pessoa), De marré, marré, marré. Lá se foi a (nome da pessoa), De marré deci. Eu de pobre fiquei rica. De marré, marré, marré. Eu de rica fiquei pobre, De marré deci.

l Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar, vamos dar a meia volta, volta e meia vamos dar, o anel que tu me destes era vidro e se quebrou, o amor que tu me tinhas era pouco e se acabou.

l Escravos de Jó, jogavam cachangá. Tira, põe, deixa o Zambelê ficar. Guerreiros com guerreiros fazem zigueziguezá. Guerreiros com guerreiros fazem zigueziguezá (2x).

l Pirulito que bate, bate, pirulito que já bateu, quem gosta de mim é ela e quem gosta dela sou eu. Pirulito que bate bate. Pirulito que já bateu. A menina que eu gostava não gostava como eu (2x).

l O sapo não lava o pé, não lava porque não quer, ela mora lá na lagoa, não lava o pé porque não quer, mas que chulé.

l Meu pintinho amarelinho. Cabe aqui na minha mão, na minha mão. Quando quer comer bichinhos, com seus pezinhos ele cisca o chão. Ele bate as asas. Ele faz piu-piu. Ma tem muito medo. É do gavião (bis).

l Marcha soldado, cabeça de papel, se não marchar direito vai preso no quartel. O quartel pegou fogo. A polícia deu sinal. Acorda acorda acorda. A bandeira nacional.

l A brincar, A brincar. Brincaremos, brincaremos sem parar. A brincar, A brincar. Brincaremos, brincaremos sem parar (6x).

l A pipa do vovô não sobe mais, a pipa do vovô não sobe mais, a pesar de fazer muita força, o vovô foi passado pra trás (6x)

l Era uma casa muito engraçada. Não tinha teto não tinha nada. Ninguém podia entrar nela, não. Porque na casa não tinha chão. Ninguém podia dormir na rede porque na casa não tinha parede. Ninguém podia fazer pipi, porque penico não tinha ali. Mas era feita com muito esmero. Na rua dos Bobos. Número zero.

l Mamãe eu quero, mamãe eu quero, mamãe eu quero mamar. Dá a chupeta, dá a chupeta, dá a chupeta pro bebê não chorar (2x). Dorme, filhinho do meu coração. Pega a mamadeira e vem entrar no meu cordão. Eu tenho uma irmã que se chama Ana. De tanto piscar os olhos, já ficou sem a pestana. <<>> (2x).

l Que bonita a sua roupa. Que roupinha muito louca. Nela é tudo remendado. Não vale nenhum centavo. Mas agrada a quem olhar (2X).

l Se você é jovem ainda, jovem ainda, jovem ainda. Amanhã velho será, velho será, velho será. A menos que o coração, que o coração sustente. A juventude, que nunca morrerá (2x).

l Caranguejo não é peixe. Caranguejo peixe é. Caranguejo só é peixe. Na enchente da maré. Ora, palma, palma, palma! Ora, pé, pé, pé! Ora, roda, roda, roda. Caranguejo peixe é!

l Somos amigos. Amigos do peito. Amigos de uma vez. Somos amigos. Amigos do peito. Amigos de vocês... (4x)

l Tá na hora. Tá na hora. Tá na hora de brincar. Pula pula, bole bole. Se embolando sem parar. Dá um pulo vai pra frente. De peixinho vai pra trás. Quem quiser brincar com a gente. Pode vir, nunca é demais. I la ri la ri la ri ê. Ôôô. I la ri la ri la ri ê. Ôôô. I la ri la ri la ri ê. Ôôô. É a turma da Xuxa que vai dando o seu alô. <<>> (2x).

Como fazer plano de aula: Passo a Passo

24 comentários :
Projeto e Plano de Aula: Passo a passo

Como fazer um plano de aula?

Ao elaborar uma aula, é sempre importante partir do tema que será abordado:

Como escolher um tema de aula?


1º Passo: Tema
Escolha um tema geral para a sua aula;

A escolha do tema pode ser influenciada por um assunto do momento, uma data comemorativa ou mesmo fazer parte da grade curricular padrão.

Em nosso site você pode pesquisar diversos temas, navegando pelo menu lateral ou realizando uma pesquisa na caixa de busca.

Como definir a aplicação do plano de aula?


2º Passo: Série ou turma

É preciso ser identificado para saber qual o tipo de atividade poderá ser aplicado para os alunos de acordo com a sua idade e suas dificuldades;

Quanto tempo deve durar um plano de aula?


3º Passo: Duração

Nem sempre a duração do plano de aula ou de um projeto tem a duração prevista ou recomendada, pode ser que dure mais ou menos, depende muito do tempo e do processo de andamento de cada atividades e das dificuldades da turma, o importante é que vc consiga chegar ao objetivo principal do seu temo escolhido;

Como definir a disciplina do plano de aula?


4º Passo: Disciplina

Qual a matéria escolar que está envolvida com o tema;

Qual o objetivo do plano de aula?


5º Passo: Objetivos de planos de aula

Como todo projeto e plano de aula, o objetivo é a parte central do trabalho, como o nome já diz, é o objetivo que você quer alcançar com os seus alunos.

Importante, nesta etapa do processo, você deverá usar verbos no tempo presente, como:

- Desenvolver a ação coletiva;
- Articular o cotidiano com a vida escolar;
- Despertar o impteresse pelo assunto;
- Instigar o trabalho em grupo;

É importante destacar que os objetivos do plano de aula não precisam ser necessariamente objetivos grandiosos e resultantes em grandes projetos. Uma vez aplicado no ambiente escolar, o objetivo se torna unicamente o aprendizado do conteúdo trabalhado no plano de aula.

Qual o objetivo do plano de aula?


6º Passo: Desenvolvimento

Aqui você vai colocar as suas idéias de como ira desenvolver o tema escolhido, propondo atividades, brincadeiras, jogos, diálogos, como irá utilizar os recursos escolhidos, etc; O plano de aula pode envolver jogos e brincadeiras, tornado o aprendizado mais divertido.

Quais recursos usar  no plano de aula?

7º Passo: Recursos

São materias que você irá utilizar em sala de aula, como: som, livro didático, lápis de cor, cd, quadro negro, materias recicláveis, etc; Vale lembrar que o planejamento desses recursos deve ser feito com antecedência, para garantir que estarão disponíveis.

Como avaliar o plano de aula?

8º Passo: Avaliação

Avaliar qual o desempenho da criança durante o processo de ensino e arendizagem durante a aula. Qual foi a sua meta? Conseguiu alcançá-la? Avalie o trabalho individual e o trabalho em grupo, e qual o conhecimento adquirido por seu aluno durante o projeto.

O que observar no plano de aula?

Observação: Nenhum projeto e nenhum plano de aula é igual ao outro, devemos seguir a exigencia de cada instituição de ensino, se a sua idéia não deu certo, vale a pena improvisar e melhorar, o importante é sempre produzir conhecimento e auto confiança. Imprevistos fazem parte do cotidiano escolar.

É importante que você mesmo tenha um modelo de passo a passo para o plano de aula, isso ajudará na elaboração de projetos ao longo do tempo, você adquire mais experiência e acumula idéias para as próximas vezes que precisar montar um plano de aula divertido e educativo.

O planejamento escolar é um conjunto de planos de aula, que pode ser elaborado antes ou durante o ano letivo, mas não deve ser fixo e seguido a risca, ele deve atender ao seu contexto escolar.

Vale lembrar que, principalmente para a educação infantil, alguns planos de aula estarão presentes todos os anos, como no caso de datas especiais.

Então vale a pena ao longo do ano ir coletando idéias para as aulas sobre o dia da mulher, dia dos pais, festas juninas e outras atividades para datas comemorativas.

Alguns temas são recorrentes em várias etapas da vida escolar do aluno, como as disciplinas de português e matemática, então podem ser projetos de médio a longo prazo. Outros temas recorrentes como meio ambiente podem ser tratados como planos de aula escolares.

Lembre-se de compartilhar e conversar sobre seus planos de aula com seu colegas. Uma experiência anterior de um professor pode valer mil vezes mais do que um projeto pronto fantástico que encontrou na internet.

Entre as dicas para se fazer um plano de aula, sempre destacamos que a pesquisa e os objetivos são os pontos principais. Pois da pesquisa partem as idéias que resultarão no objetivo esperado.

Se você tem outras idéias para planos de aula, não deixe de comentar!

em breve:
- Como fazer um plano de aula
- Criando planos de aulas criativos
- Um calendário para seus planos de aulas
- 20 planos de aulas para download

atividade de férias: ficar de férias

Um comentário :
oi pessoal,

julho é mês de férias

e eu tb vou descansar e entrar de férias... apesar de junho, mês das festas juninas, não ter colocado quase nenhuma atividade nova, trabalhei em novidades para o próximo semestre e espero retornar das férias com muito pique e novidades para tdos vocês.

VEJA MAIS




em agosto, segundo final de semana, tem dia dos pais, então dê uma procurada aí no blog, ou em outros q tem o link na direita do blog, pq já tem material pronto!

e em setembro tem 7 de setembro... q tb já está no publicado no site

e outra coisa, quero críticas, comentários e sugestões! preciso da ajuda de vcs pra fazer um site melhor =]

Estamos trabalhando, inclusive nas férias para trazer mais jogos e brincadeiras para o site!

grato

Jogos e Brincadeiras é um site de atividades para educação infantil. Site para professores e educadores, especializado em atividades escolares, que tem por objetivo transmitir informações de diversas matérias escolares para melhorar a qualidade de ensino de nossos leitores. Você encontrará informações sobre Brincadeiras em grupo, Brincadeiras Infantis, Tarefas para Educação Infantil, dinâmicas infantis, tarefas para imprimir, projetos escolares e plano de aula. Nossa vontade é que você participe ativamente deixando comentários ou entrando em contato. Lembre-se que o que você ensina hoje, será o fruto do nosso futuro! Se você é Professor e gosta deste site, deixe seu comentário sobre nosso site.