DIA DO ÍNDIO: 19 de abril - Leia mais aqui


Dia do Índio- Mini-projeto: Brincadeiras indígenas
A imagem “http://www.plenarinho.gov.br/brasil/imagens/destaque-todo-dia-era-dia-de-indio/todo-dia-era-dia-do-indio04.jpg” contém erros e não pode ser exibida.
Através de brincadeiras, as crianças indígenas aprendem várias coisas: caçar, pescar, plantar, fazer panelas de barro, trançar cestos e outras coisas mais. As crianças sempre acompanham seus pais nessas tarefas. Nas aldeias, as crianças brincam com os seus animais de estimação: cachorro, arara, macaco, coati e papagaio. Muita farra nos banhos de rio e nas corridas pela mata. Aprendem muito com as histórias contadas pelos índios mais velhos sobre animais e plantas, origem do mundo, além da própria história do seu povo e de seus costumes.
Proponha aos seus alunos algumas das brincadeiras indígenas:
A Brincadeira do Sapo Taroké
Brincadeira dos índios Tukano - Alto Rio Negro, AM
O Tuxáua (chefe) Sapo reúne seus parentes numa fila em sua aldeia, para perguntar o que cada um quer comer. Os sapos só podem responder mosquitos (carapanã). Aqueles que falarem outros alimentos como frutas (cuki, uacu e umari) ganham veneno do Tuxáua Sapo e morrem. Só sobreviverão os que acertarem a verdadeira alimentação dos sapos: os insetos. Como prêmio, os vencedores farão parte do grupo do chefe.


VEJA MAIS

O Jogo do Uiraçu (Gavião)
Brincadeira dos índios Canela - Barra do Corda, MA
Uma criança representa o gavião e as outras formam uma fila, começando pelos mais altos. Cada criança abraça forte o colega da frente, com os dois braços passando por baixo dos braços do colega. O gavião, solto, grita "Piu" (tenho fome). O primeiro da fila mostra suas pernas "Tu senan síni?" (quer isto?). O gavião diz "É pelá" a todas elas, menos para a última a quem diz "Iná!" (sim); e sai correndo atrás dela. O grupo, sempre abraçado, tenta cercar a ave. Se o gavião agarrar a criança, leva-a para o seu ninho. O jogo continua até que o animal agarre todas as outras crianças maiores de acordo com a ordem.
Oficina de criação
Propor aos alunos que pintem macarrões furadinhos e façam colares, pulseiras, cintos e tornozeleiras imitando arte indígena. Para fazer um cocar é só colar penas coloridas entre os macarrões.
Proponha uma pesquisa referente às contribuições indígenas: nomes, culinária, artes etc.
Os índios são muito importantes na formação do povo brasileiro. Muitos dos nossos hábitos, dos alimentos que consumimos e das palavras que usamos são de origem indígena.
• Nome de pessoas: Iara, Jandira, Jaci, Jacira, Bartira, Moema, Moacir, Ubiratã.
• Nome de animais: jacu, jacaré, jacutinga, tamanduá, guará, tatu, tamanduá, jaracuçu, mandi, tracajá, nhambu, jaó, canguçu.
• Nome de lugares e rios: Pará, Curitiba, Abaeté, Tietê, Jacareacanga, Juquitiba, Jurupari, Jurumirim, Anhangabaú, Iguaçu, Igarapé, Igaratá, potiguar, carioca.
TEXTO INFORMATIVO
A expressão genérica "povos indígenas" refere-se a grupos humanos espalhados por todo o mundo, e que são bastante diferentes entre si. Apenas no Brasil, há mais de 200 desses povos.
É apenas o uso corrente da linguagem que faz com que, em nosso e em outros países, fale-se em povos indígenas.
Os povos indígenas contemporâneos estão espalhados por todo o território brasileiro, com exceção dos estados do Piauí e Rio Grande do Norte. Vários desses povos também habitam países vizinhos. No Brasil, a grande maioria das comunidades indígenas vive em terras coletivas, declaradas pelo governo federal para seu usufruto exclusivo.
SUGESTÃO: A partir da leitura e exploração com os alunos do texto, pesquise as influências indígenas em nossa cultura, na linguagem, na comida e costumes.
LEIA A LENDA INDÍGENA:
A Vitória-Régia
Numa das mais lindas plantas aquáticas do mundo, a Vitória Régia (Euryle Amazônica) tem a folha de formato circular e mede até 1,80m de diâmetro. Parecida a uma bandeja, é bastante resistente e pode agüentar um peso de até 45 quilos. De cor verde na parte virada para cima e interna, e purpúrea na sua borda externa e parte inferior, a Vitória Régia vive em lagos, lagoas e rios de águas tranqüilas. Sua flor de cor branca com o centro rosado, alcança até 30 cms.
A Vitória Régia, com toda a sua beleza e exuberância chama a atenção de quantos a vêem, que ficam verdadeiramente extasiados. E tal aconteceu com o botânico inglês Lindlev que, ao contemplá-la, resolveu homenagear a rainha Vitória, da Inglaterra, e deu à planta o nome da soberana inglesa.
Mas, conforme relata Anísio Melo, nossos índios também não ficaram indiferentes à sua beleza e contam uma linda história para justificar-lhe a origem.
As lagoas e os lagos amazônicos são os espelhos naturais da vaidosa Iaci, a lua. As cunhãs (índias) e as caboclas ao vê-la refletida sentiam toda a inspiração para o amor. Ficavam então no alto das colinas esperando pelo aparecimento da lua, e que com o contato de sua luz lhes chegasse o amor redentor e elas pudessem subir ao céu transformadas em estrelas.
Um belo dia... uma linda cabocla, tomada pelo amor, resolveu que era chegado o momento de transformar-se em estrela. E com este intuito subiu à mais alta colina, esperando poder tocar a lua Iaci e assim concretizar o seu desejo. Mas... ao chegar ao cimo da colina viu a lua Iaci refletida na grande lagoa e pensou que estava a banhar-se... Na ânsia de tocar Iaci para realizar o seu sonho de amor, a bela cabocla lançou-se às águas da lagoa... E ao que pensou tocá-la, afundou, sumindo nas águas...
E a lua Iaci, condoída com o infortúnio de tão bela jovem e não podendo satisfazer seu desejo de levá-la para o céu em forma de estrela, transformou-a na bela estrela das águas, a linda planta aquática que é a Vitória Régia... cuja beleza e perfume são inconfundíveis. Dizem que o local onde o fato aconteceu é o lago Espelho da Lua, situado no município de Faro, na região do Baixo Amazonas Paraense...



7 comentários :

  1. ótimo blog estou começando agora com ed. infantil e adorei as dicas

    ResponderExcluir
  2. Adorei. Parabéns para vocês.

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS !!!!!!!!!
    SIMPLES, FÁCIL ENTEDIMENTO E ADAPTAÇÃO PARA QUALQUER TURMA QUE EU FOR LECIONAR. ACRESCENTA NOVAS IDÉIAS QUE PODEM FACILMENTE ADAPTÁVEIS.
    GOSTEI MUITO. POSSIBILITA-MOS, DENTRO DO CONTEXTO, COLOCAR NOSSA CRIATIVA NA ATIVA.
    OBRIGADA, DÉBORA .

    ResponderExcluir
  4. Gostei demais !!!!...
    Está na hora das nossas educadoras perceberem o quanto é importante fazer a diferença em seus coteúdos em sala de aula. Hora de selecionar e aplicar no eu dia a dia.
    Vale lembrar que o índio deve ser lembrado não somente nessa data, mas deve fazer parte de todo um conteúdo ao longo do ano letivo(pluralidde cultural). muito temos a aprender... VALEU!!!...
    marilza V.Velha/ES

    ResponderExcluir
  5. Muito bom. espero que os professores se conscientizem cada vez mais e tenham essa data apenas para dar prosseguimento ao assunto durante o ano letivo, pois assim como os negros, amarelos, brancos, enfim todos fazem parte de nossa população como a nossa herança cultural. Não vamos usar esse dia do índio para usar cocarzinho, pintar o rosto, arco e flecha e gritar: uuuuuhhhhh!!...
    por favor héin

    ResponderExcluir
  6. Sou jornalista e visitando seu blog achei que você poderia me ajudar.

    Estou fazendo uma matéria sobre o Dia do Índio – como trabalhar o tema com crianças até 3 anos – para a Revista Projetos Escolares Creche. Vc poderia responder as questões abaixo até dia 5 de outubro?

    Perguntas

    Que atividades desenvolver em sala de aula sobre o dia do índio?
    Que linguagem abordar?
    O que as crianças até 3 anos conseguem assimilar sobre o tema?
    O que os educadores não podem deixar de saber sobre o Dia do Índio para ensinar melhor?
    O Dia do Índio é uma data comemorativa importante por que?
    Atividades com colares, penachos e desenho são interessantes para esse tema? Pq?
    É importante trabalhar temas diferenciados fora do contexto comum das crianças, fora do que elas convivem no dia a dia? Como isso pode ser rico pedagogicamente com bebes de 1, 2, 3 anos?
    Acrescente o que mais achar importante

    No aguardo, obrigada

    Bartira Betini
    Jornalista

    ResponderExcluir

Comente Aqui!

Jogos e Brincadeiras é um site de atividades para educação infantil. Site para professores e educadores, especializado em atividades escolares, que tem por objetivo transmitir informações de diversas matérias escolares para melhorar a qualidade de ensino de nossos leitores. Você encontrará informações sobre Brincadeiras em grupo, Brincadeiras Infantis, Tarefas para Educação Infantil, dinâmicas infantis, tarefas para imprimir, projetos escolares e plano de aula. Nossa vontade é que você participe ativamente deixando comentários ou entrando em contato. Lembre-se que o que você ensina hoje, será o fruto do nosso futuro! Se você é Professor e gosta deste site, deixe seu comentário sobre nosso site.