Santa Catarina - VEGETAÇÃO


Vegetação é o conjunto de plantas que nascem naturalmente numa região. O desenvolvimento e as características da vegetação de determinada região têm muito a ver com o tipo de clima (unidade, calor, frio), com a qualidade do solo, com a altitude, com o relevo, com a luminosidade etc. Por isso mesmo dizemos que ela é o espelho di ambiente onde é emcontrada.

A cobertura vegetal primitiva de Santa Catarina, que era de 81%, hoje está reduzida a cerca de 14% e continua diminuindo. Grande parte da vegetação original desapareceu por causa da ocupação e das atividades humanas como: construção de cidades e estradas, expansão da agricultura, da criação de gado e da exploração da madeira para fins comerciais e uso doméstico.

Os principais tipos de vegetação encontrados em Santa Catarina são os seguintes:

MATA ATLÂNTICA: Vegetação florestal. Recebe grande influência do oceano, com chuva o ano todo. Ocupa as planícies e serras do litoral catarinense.

MATA DE ARAUCÁRIA: Vegetação tipo floresta densa mista com a presença de araucárias e de mata tropical. Ocupa principalmente, áreas do planalto catarinense. A grande exploração da mata de araucária está provocando seu rápido desaparecimento.

FLORESTA TROPICAL DO PLANALTO: Vegetação constituída por florestas densas. Parte das árvores desta floresta perde as folhas no inverno, recuperando-as na primavera e demais estações. Ocupa o oeste do planalto catarinense, na Bacia do Rio Uruguai.

CAMPOS DO PLANALTO: vegetação rasteira composta basicamente por gramíneas ou tufos de capim intercalados por capões ou pequenas árvores isoladas. Ocupa o planalto catarinense, acompanhando o relevo mais suave. Frequentemente formam manchas no interior das florestas. Os campos mais importantes são os de São Joaquim, Lages, Curitibanos e Campos Novos.

ÁREAS DE FORMAÇÃO PIONEIRAS: vegetação típica de ambientes instáveis ou em formação e que sofre a influência do mar, do mar e do rio ao mesmo tempo, ou apenas do rio. Essa vegetação é encontrada, por exemplo, nos mangues e nas restingas.

MANGUES: Terrenos baixos e lodosos, sujeitos à inundação pelas marés. Sua vegetação característica são arbustos de tronco fino que possuem dois tipos de raízes: as raízes de apoio, com que se fixam ao solo, e as raízes aéreas, que permitem sua respiração. São muito importantes na manutenção e reprodução principalmente da vida marinha.

RESTINGAS: São cordões de areia e sal depositados pelo mar paralelamente à costa e a ela ligados por uma das extremidades, podendo isolar uma laguna. Apresentam uma vegetação formada por gramíneas e arbustos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente Aqui!

Jogos e Brincadeiras é um site de atividades para educação infantil. Site para professores e educadores, especializado em atividades escolares, que tem por objetivo transmitir informações de diversas matérias escolares para melhorar a qualidade de ensino de nossos leitores. Você encontrará informações sobre Brincadeiras em grupo, Brincadeiras Infantis, Tarefas para Educação Infantil, dinâmicas infantis, tarefas para imprimir, projetos escolares e plano de aula. Nossa vontade é que você participe ativamente deixando comentários ou entrando em contato. Lembre-se que o que você ensina hoje, será o fruto do nosso futuro! Se você é Professor e gosta deste site, deixe seu comentário sobre nosso site.