
Série | Bimestre | Conteúdo Gramatical | Unidade do Livro Didático | Conteúdo para produção de texto (oral e escrita) | Atividades | Objetivos propostos |
3ª. | 1˚ bimestre | - Encontros vocálicos: ditongo, tritongo, hiato, - Substantivo primitivo e derivado; - Ortografia: m antes de p e b, s/z | 02 05 | \ Texto informativo; \ PROJETO: Jornal mural; data: 11/04 | \ ordem alfabética; \ separação silábica e classificação; \ retirar palavras do texto; \ emprego da letra maiúscula e minúscula; \ cruzadinha; \ caça-palavras para completar frases; \ identificar nas frases os substantivos e artigos; | \ Ampliar os conhecimentos gramaticais e textuais; \ Dominar as regras de separação silábica; \ Levar os alunos a aprimorar os domínios das estruturas morfológicas da língua portuguesa; \ Organizar as idéias d acordo com as características do texto informativo. |
VEJA MAIS
PLANEJAMENTO BIMESTRAL – DISCIPLINA DE MATEMÁTICA
Série | Bimestre | Conteúdo | Unidade do Livro Didático | Atividades | Objetivos propostos |
3ª. | 1˚ bimestre | \ Contar, medir, ordenar e codificar; \ Poliedros e corpos redondos; \ Medidas de comprimento (metro, centímetro, milímetro); \ As quatro operações matemáticas com reserva exata e não exata; | 01 ( até unidade de milhar) 02 03 05 (até pág.114) 07 (até pág. 142) 08 (até pág.169) | \ situações - problemas; \ gráficos e tabelas; \ seqüência numérica; \ sucessor e antecessor; \ escrita dos números; \ arme e efetue; \ decomposição e composição; \ preenchimentos de tabelas de classes e ordens; \ agrupamentos; \ ordem crescente e decrescente; | \ Ampliar o significado de números; \ Interpretar e produzir escritas numéricas, considerando as regras do sistema numéricos decimal; \ Resolver problemas; \ Identificar características das figuras geométricas; \ Utilizar procedimentos e instrumentos de medidas usuais ou não. |

PLANEJAMENTO BIMESTRAL – DISCIPLINA DE CIÊNCIAS
Série | Bimestre | Conteúdo | Unidade do Livro Didático | Atividades | Objetivos propostos |
3ª. | 1˚ bimestre | \ O universo; \ Planeta terra; | 01 02 | \ observar a lua; \ texto coletivo e individual; \ cruzadinha; \ questões problematizadoras; \ pesquisas; \ experiências; | \ Formular perguntas e suposições sobre os assunto em estudo; \ Confrontar as suposições individuais e coletivas com as informações obtidas, respeitando as diferentes opiniões, e reelaborando suas idéias; \ Identificar espaços do planeta possíveis de serem ocupados pelo homem; \ Utilizar as informações obtidas para justificar suas idéias. |
PLANEJAMENTO BIMESTRAL – DISCIPLINA DE HISTÓRIA
Série | Bimestre | Conteúdo | Unidade do Livro Didático | Atividades | Objetivos propostos |
3ª. | 1˚ bimestre | \ História dos deslocamentos populacionais | 01 | \ Texto informativo; \ pesquisa de deslocamento; \ linha do tempo; \ questões problematizadoras; \ cruzadinha; \ classificação dos grupos étnicos; \ gráficos e tabelas; \ leitura de imagens; \ pesquisa; \ comparação com o Vale do Paraíba; | \ Utilizar diferentes fontes de informação para leituras críticas; \ Identificar as ascendências e descendências das pessoas que pertencem à sua localidade, quanto a nacionalidade, etnia, língua, religião e costumes, contextualizando seus deslocamentos e confrontos culturais e étnicos, em diversos momentos históricos nacionais; |
PLANEJAMENTO BIMESTRAL – DISCIPLINA DE GEOGRAFIA
Série | Bimestre | Conteúdo | Unidade do Livro Didático | Atividades | Objetivos propostos |
3ª. | 1˚ bimestre | \ Aprendendo a ler paisagens; \ Lendo documentos; | 01 02 | \ Observações de mapas e fotos; \ questões problematizadoras; \ leitura de imagens; \ texto coletivos e individuais informativos; \ pesquisas; \ cruzadinhas; | \ Saber utilizar os procedimentos básicos de observação, descrição, registro, comparação, análise e síntese na coleta e tratamento da informação, seja mediante fontes escritas ou imagéticas; \ Utilizar a linguagem cartográfica para representar e interpretar informações, observando a necessidade de indicações de direção, distância, orientação e proporção para garantir a legibilidade da informação; |
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Comente Aqui!