Habilidades de Educação infantil


EDUCAÇÃO INFANTIL
3 E 4 ANOS
Artes visuais
O FAZER ARTÍSTICO
Produz trabalhos de arte, utilizando a linguagemdo desenho, da pintura, da modelagem, a partir de
seu próprio repertório.
Utiliza elementos da linguagem das Artes visuais:ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura,
etc.
Explora as possibilidades oferecidas pelos diversosmateriais, instrumentos e suportes necessários
para o fazer artístico.
Explora os espaços bidimensionais etridimensionais na realização de seus projetos
artísticos.
Organiza e cuida dos materiais e do espaço físico da sala.
Respeita e cuida dos objetos produzidos
Valoriza as suas próprias produções, das de outras crianças e da produção da arte em geral.
APRECIAÇÃO EM ARTES VISUAIS
Distingue as diferentes produções artísticas, comodesenho, pinturas, esculturas, construções,
fotografias, colagens, ilustrações, cinema, etc.
Aprecia suas produções e as das outras criançaspor meio da observação e leitura de alguns dos
elementos da linguagem plástica.
Observa elementos constituintes da linguagemvisual: ponto, linha, forma, cor, volume,
contrastes, luz, texturas.
Lê obras de arte a partir da observação, narração,descrição e interpretação de imagens e objetos.
Aprecia as Artes visuais, estabelecendo relaçãocom as experiências pessoais.



GRUPO 5
O FAZER ARTÍSTICO
Produz trabalhos de arte, utilizando a linguagemdo desenho, da pintura, da modelagem, a partir de
seu próprio repertório.
Utiliza elementos da linguagem das Artes visuais:ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura,etc.
Explora as possibilidades oferecidas pelos diversos materiais, instrumentos e suportes necessários
para o fazer artístico.
Explora os espaços bidimensionais e tridimensionais na realização de seus projetos
artísticos.
Organiza e cuida dos materiais e do espaço físico da sala.
Respeita e cuida dos objetos produzidos individualmente e em grupo.
Valoriza as suas próprias produções, das de outras crianças e da produção da arte em geral.
APRECIAÇÃO EM ARTES VISUAIS
Distingue as diferentes produções artísticas, comodesenho, pinturas, esculturas, construções,
fotografias, colagens, ilustrações, cinema, etc.
Aprecia suas produções e as das outras crianças por meio da observação e leitura de alguns dos
elementos da linguagem plástica.
Observa elementos constituintes da linguagemvisual: ponto, linha, forma, cor, volume,
contrastes, luz, texturas.
Lê obras de arte a partir da observação, narração,descrição e interpretação de imagens e objetos.
Aprecia as Artes visuais, estabelecendo relação com as experiências pessoais.


3 E4 ANOS
Formação pessoal e social
ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Expressa seus desejos, desagrados, necessidades,preferências e vontades em brincadeiras e nas
atividades cotidianas.
Reconhece progressivamente o próprio corpo e asdiferentes sensações que produz.
Identifica, progressivamente, algumassingularidades próprias e das pessoas com as
quais convive no seu cotidiano em situações de interação.
Pede ajuda nas situações em que isso se faznecessário.
Realiza pequenas ações cotidianas ao seu alcance,adquirindo maior independência.
Interessa-se pelas brincadeiras e exploração de diferentes brinquedos.
Participa de brincadeiras de “esconder e achar” e brincadeiras de imitação.
Escolhe brinquedos objetos e espaços para brincar.
Participa, com interesse, de situações que envolvem a relação com o outro.
Respeita regras simples de convívio social.
Faz a higiene das mãos ainda que com a ajuda.
Expressa desconforto relativo à presença de urina e fezes nas fraldas ou roupas pessoais.
Interessa-se em despreender-se de fraldas.
Alimenta-se com progressiva autonomia,
experimentando novos tipos de alimentos.

GRUPO 5
Formação pessoal e social
ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Expressa e manifesta controle progressivo de suas necessidades, desejos e sentimentos em situações
cotidianas.
Apresenta iniciativa para resolver pequenosproblemas do cotidiano, pedindo ajuda se
necessário.
Identifica progressivamente, algumassingularidades próprias e das pessoas com as
quais convive no seu cotidiano em situações de interação.
Participa de situações de brincadeira, escolhendo os parceiros, os objetos, os temas, o espaço e os
personagens.
Participa de brincadeiras que envolvem meninas e meninos, tais como: futebol, casinha e pular
corda.
Valoriza o diálogo como uma forma de lidar com os conflitos.
Realiza pequenas tarefas do cotidiano que envolvem ações de cooperação, solidariedade e
ajuda na relação com os outros.
Respeita as características pessoais relacionadas ao gênero, etnia, peso, estatura, etc...
Valoriza a limpeza e aparência pessoal.
Respeita e valoriza a cultura do seu grupo de origem e de outros grupos.
Reconhece o grupo étnico-racial o qual pertence.
Utiliza e respeita algumas regras elementares de convívio social.
Participa de situações que envolvem a combinação de algumas regras de convivência em grupo e
aquelas referentes ao uso dos materiais e do espaço, quando isso for pertinente.
Cuida dos materiais de uso individual e coletivo.
Utiliza procedimentos relacionados a alimentação e a higiene das mãos, cuidado e limpeza pessoal das várias partes do corpo.
Utiliza adequadamente os sanitários.
Identifica situações de risco no seu ambiente mais próximo.
Utiliza procedimentos básicos de prevenção a acidentes e autocuidado.

Matemática 3 e 4 anos
Utiliza a contagem oral em jogos, brincadeiras e músicas, junto com o professor e nos diversos
contextos em que isso se faz necessário.
Manipula objetos e brinquedos, observando as suas características, propriedades e
possibilidades associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar, etc.


Matemática 5 anos

NÚMEROS E SISTEMA DE NUMERAÇÃO
Utiliza a contagem oral nas brincadeiras e emsituações nas quais as crianças reconheçam sua
necessidade.
Utiliza noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas.
Comunica quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não
convencionais.
Identifica números nos diferentes contextos em que se encontram
Compara escritas numéricas, identificando algumas regularidades.
Relaciona à idéia de numero a quantidade correspondente.
GRANDEZAS E MEDIDAS
Explora diferentes procedimentos para comparar grandezas.
Utiliza noções de medida de comprimento, peso, volume e tempo, pela utilização gradativa de unidades não convencionais e convencionais.
Localiza-se no tempo por meio de calendário.
Realiza experiências com dinheiro em brincadeiras ou situações de seu interesse.
ESPAÇO E FORMA
Explicita e/ou representa a posição de pessoas e objetos, utilizando vocabulário pertinente nos
jogos e brincadeiras diversas.
Identifica propriedades geométricas de objetos e figuras, como formas, tipos de contornos,
bidimensionalidade, tridimensionalidade, faces planos, lados retos.
Representa objetos bidimensionais e tridimensionais.
Identifica pontos de referência para situar-se e deslocar-se no espaço.
Representa pequenos percursos e trajetos, observando pontos de referências.

3 e 4 anos
Conhecimento de mundo
Movimento
EXPRESSIVIDADE
Imita gestos simples (agitar os braços, por
exemplo).
Segue movimentos com os olhos e move a cabeça
na direção de sons.
Apropria-se da imagem de si mesmo.
Explora as possibilidades de gestos e ritmos
corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas
demais situações de interação.
Explora as partes do corpo, identificando as
qualidades do próprio corpo e do corpo dos outros,
suas semelhanças e diferenças.
EQUILIBRIO E COORDENAÇÃO
Segura objetos por um tempo maior, por exemplo
segura um biscoito para comer.
Senta em diferentes inclinações.
Deita em diferentes posições.
Mantem-se em pé apoiando-se em algo.
Desloca-se no espaço engatinhando.
Desloca-se no espaço, andando ou saltando.
Tira objetos de um recipiente e coloca em outro.
Envolve-se em brincadeiras de esconder, atirar
uma pequena bola, etc.
Empurra carrinhos e caixas, marcha, dança, rola,
sobe e desce de cadeiras, etc.
Empilha cerca de seis blocos ou outros objetos.
Explora e utiliza os movimentos de preensão,
encaixe, lançamento, etc., através de
experimentação de diferentes objetos.

Grupo 5
Conhecimento de mundo
Movimento
EXPRESSIVIDADE
Expressa-se com movimentos intencionais nassituações cotidianas e em suas brincadeiras.
Expressa-se corporalmente por meio da dança,brincadeiras e de outros movimentos.
Utiliza diferentes modalidades de dança,ampliando as possibilidades estéticas do movimento.
Percebe sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade do próprio corpo.
EQUILÍBRIO E COORDENAÇÃO
Participa de brincadeiras e jogos que envolvem correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se e
dançar.
Apresenta controle gradativo sobre o corpo e o movimento.
Utiliza recursos de deslocamento e das habilidades de força, velocidade, resistência e flexibilidade nos
jogos e brincadeiras das quais participa.
Valoriza suas conquistas corporais.
Manipula materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades
manuais.


3 e 4 anos
Natureza e sociedade
Participa de atividades que envolvem histórias,brincadeiras, jogos e canções relacionadas às
tradições culturais de sua comunidade e de outrosgrupos.
Explora diferentes objetos, suas propriedades e
relações simples de causa e efeito.
Mantém contato com pequenos animais e plantas.
Conhece de modo progressivo o próprio corpo por
meio do uso e exploração de suas habilidades
físicas, motoras e perceptivas.




Natureza e sociedade
5 anos
ORGANIZAÇÃO DOS GRUPOS E SEU MODO DE
SER, VIVER E TRABALHAR.
Participa de atividades que envolvem histórias,brincadeiras, jogos e canções relacionadas às tradições culturais de sua comunidade e de outras.
Identifica modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado.
Identifica alguns papéis sociais existentes em seus grupos de convívio, dentro e fora da instituição.
Valoriza o patrimônio cultural do seu grupo social.
Interessa-se em conhecer diferentes formas de expressão cultural.
OS LUGARES E SUAS PAISAGENS
Observa a paisagem local, identificando rios,vegetação, construções, florestas, campos, dunas,
açudes, mar, montanhas, etc.
Utiliza com ajuda do adulto, fotos, relatos e outros registros, identificando mudanças ocorridas nas
paisagens ao longo do tempo.
Apresenta atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente.
OBJETOS E PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO
Participa de atividades que envolvem processos de
confecção de objetos.
Reconhece algumas características de objetos produzidos em diferentes épocas e por diferentes
grupos sociais.
Identifica algumas propriedades dos objetos, tais como: refletir, ampliar ou inverter as imagens,
produzir, transmitir ou ampliar sons, etc.
Cuida dos objetos utilizados no cotidiano, adotando atitude de segurança e preservação de
acidentes e a sua conservação.
SERES VIVOS
Estabelece algumas relações entre diferentes espécies de seres vivos, caracterizando-os.
Cuida de pequenos animais e vegetais, por meio de sua criação e cultivo.
Identifica algumas espécies da fauna e da flora brasileira e mundial.
Observa os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente.
Cuida de animais e plantas, demonstrando valorização a vida.
Cuida do próprio corpo e da sua saúde para o bem estar individual e coletivo.
FENÔMENOS DA NATUREZA
Estabelece relações entre os fenômenos da natureza de diferentes regiões (relevo, rios,
chuvas, secas) e as formas de vida dos grupos sociais que ali vivem.
Participa de diferentes atividades que envolvem a observação e a pesquisa sobre a ação de luz,
calor, som, força e movimento.

3 e 4 anos
ORALIDADE E ESCRITA
Usa a linguagem oral nas conversas e relatos de suas vivências.
Expressa desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação
presentes no cotidiano, utilizando a oralidade.
Participa de situações de leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos como contos, poemas,
parlendas e trava-línguas.
Participa de situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da escrita.
Observa e manuseia materiais impressos como livros, revistas, histórias em quadrinhos.
Realiza pseudo-leitura na identificação do próprio nome.

ORALIDADE E ESCRITA
5anos

FALAR E ESCUTAR

Usa a linguagem oral nas conversas e brincadeiras.
Ouve com atenção e respeita a fala do outro.
Expressa desejos, necessidades, opiniões, idéias,preferências e sentimentos através da oralidade.
Relata suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
Elabora perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos de que participa.
Participa de situações que envolvem a necessidade de explicação e argumentação das suas idéias e
pontos de vista.
Relata experiências vividas, narrando fatos em seqüência temporal e causal.
Reconta histórias conhecidas com aproximação das características da história original no que se
refere a descrição de personagens, cenário e objetos com ou sem ajuda do professor.
Reproduz oralmente jogos verbais como travalínguas,
parlendas adivinhas, quadrinhas, poemas e canções.
PRÁTICAS DE LEITURA
Participa de situações de leitura realizada pelos adultos, interagindo com diferentes gêneros
textuais, contos, poemas, noticiais de jornal,informativos, parlendas, trava-línguas.
Lê textos diversos, ainda que não o façam de maneira convencional (placas, rótulos, músicas,
parlendas, etc.)
Reconhece o próprio nome dentro do conjunto de nomes do grupo.
Observa e manuseia materiais impressos, como livros, revistas, histórias em quadrinhos.
Valoriza a leitura como fonte de prazer e entretenimento.
Distingue diferentes gêneros textuais lidos em sala (poemas, contos, parlendas, cartas, notícias).
PRÁTICAS DE ESCRITA
Participa de situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.
Escreve o próprio nome em situações em que isso se faz necessário.
Produz textos individuais e/ou coletivos ditados oralmente ao professor para diversos fins.
Realiza práticas espontâneas de escrita, utilizando o conhecimento de que dispõe sobre o sistema de
escrita alfabética.
Respeita a própria produção e a do outro.
Estabelece relação entre o que se fala e o que se escreve.
Diferencia o desenho da escrita.
Diferencia as letras dos números.
Relaciona o gênero textual com a sua respectiva função social.

3 e 4 anos
Música
FAZER MUSICAL
Manuseia objetos que produzem sons (ex.:pequenos tambores, chocalhos, recipientes de
plásticos cheios de diferentes materiais).
Explora materiais sonoros diversos.
Participa de brincadeiras e jogos cantados e
rítmicos.
APRECIAÇÃO MUSICAL
Escuta obras musicais variadas.
Escuta diversos tipos de som (Ex. telefone,campanhia, a água correndo, a chuva, o cachorro
latindo, o avião, etc.)
Participa de situações que integrem músicas,
canções e movimentos corporais.





5 anos


FAZER MUSICAL
Reconhece e utiliza de forma expressiva, emcontextos musicais as diferentes características geradas pelo silêncio e pelos sons: altura,duração, intensidade e timbre.
Desenvolve memória musical através de repertório de canções.
Participa de jogos e brincadeiras que envolvam a dança e/ou a improvisação musical.
APRECIAÇÃO MUSICAL
Explora diferentes objetos e suas possibilidades sonoras (latas, garrafas cheias e vazias).
Escuta obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, da produção musical brasileira e de outros povos e países.
Busca informações sobre as obras ouvidas e seus compositores.



4 comentários :

  1. MUITO BOM ESTE TRABALHO QUE VOCÊS DESENVOLVERAM PARABENS ME AJUDOU MUITO.

    ResponderExcluir
  2. o sait é fantastico, estou tendo a minha primeira experiencia com Ed. Infantil e estou adorando, e aqui consigo diversificar meu trabalho...

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, por gentileza alguém pode me ajudar, tenho um filho de 07 ANOS, QUE ESTÁ NO 3º ANO, e precisa fazer uma pesquisa com imagens sobre diversas etnias, profissões, classes socias, brinquedos antigos.. Agradeço, Janaina
    e-mail: janasantos131@hotmail.com

    ResponderExcluir

Comente Aqui!

Jogos e Brincadeiras é um site de atividades para educação infantil. Site para professores e educadores, especializado em atividades escolares, que tem por objetivo transmitir informações de diversas matérias escolares para melhorar a qualidade de ensino de nossos leitores. Você encontrará informações sobre Brincadeiras em grupo, Brincadeiras Infantis, Tarefas para Educação Infantil, dinâmicas infantis, tarefas para imprimir, projetos escolares e plano de aula. Nossa vontade é que você participe ativamente deixando comentários ou entrando em contato. Lembre-se que o que você ensina hoje, será o fruto do nosso futuro! Se você é Professor e gosta deste site, deixe seu comentário sobre nosso site.