Curso de Alfabetização e Letramento
*Inscrições Abertas *
* Início do Curso: 22 de Junho*
** Pacotes especiais para a Rede Pública e/ou Turmas Fechadas ** - **
Consulte-nos!**
**
*Descrição do curso*
**
Diferenciar alfabetização e letramento, tendo em vista a relevância que o
termo tende ganhar no cenário atual, onde a sociedade se apresenta cada vez
mais centrada na escrita. Expondo e investigando o sentido das palavras:
Quais seus significados, suas utilidades, como usar estes conceitos na
prática?
*O curso visa discutir o fenômeno do letramento, diferenciando-o do processo
de alfabetização que muitos ainda insistem em realizar, bem como fazer com
que os profissionais da área educacional reflitam sobre sua prática
pedagógica, atualizando-se em termos de novas teorias.*
****
VEJA MAIS JOGOS E BRINCADEIRAS
*Objetivo do curso*****
*Capacitar os profissionais de educação para que alfabetizem letrando, ou
seja, não apenas ensinando os alunos a decifrarem sinais e letras, mas
levando-os a apropriarem-se da linguagem como um todo, por meio de práticas
sociais de leitura e escrita que circulam em nossa sociedade. *
**
*Público alvo do curso*
**
*Pedagogos, *Psicopedagogos*, Professores, Educadores, Coordenadores *
Pedagógicos*,**Diretores de Escolas,Estudantes de Pedagogia e Licenciaturas
, Estagiários na área de Educação e interessados no tema.*
*Conteúdo Programático - 06 Semanas:***
* *
*Módulo1* - Curso
*Vídeo incentivador reflexivo:** **A escola é chata?***
* - **Necessidade das escolas repensarem o seu papel social.***
*- **A criança e a **construção** de seu conhecimento em relação aquisição
da leitura e da escrita.***
*Vídeo: *A escola serve pra que? Um trailer de um documentario sobre a
função social da escola.
*Módulo 2***
*- **Ser alfabetizado ou ser letrado.*
- *Ampliando a compreensão sobre a construção do conhecimento da leitura e
da escrita***
*- **Slides:* Alfabetização - conhecer como se aprende para saber como
ensinar.
*- **Vídeo: **O que é ser professor? Entrevista com Rubem Alves.*
*Módulo 3:***
*Slides:** Letramento definido em forma de poema.** *
*-** **O que é letramento?*
*- Surgimento do termo Letramento*
*- Mitos sobre o Letramento*
*Vídeo: **Alfabetização - Telma Weisz** **(1ª parte)*
**
*Módulo 4*
*- **O que pensam os teóricos e alfabetizadores?***
*- O que é alfabetização?*
*- O que é alfabetizar?*
- Alfabetização no contexto: histórico, político, cultural e econômico.
*Vídeo: *Alfabetização - Telma Weisz (2ª e 3ª partes)
*Módulo 5*
*-Significado atual do termo letramento*
*- Formação do leitor. *
*- O que é alfabetizar letrando?*
Alfabetização e Letramento caminhando juntos.
*Slides:* Alfabetização e Letramento.
*Vídeo: *Alfabetização - Leitura do professor.
*Módulo 6*
**
*- **Como alfabetizar letrando?*
- Sugestões de atividades práticas para alfabetizar letrando.
- O compromisso com o êxito dos alunos.
*Slides:* Letramento e Alfabetização. Sugestões de atividades práticas e
projeto Letramento, incluindo a reportagem sobre “cantinhos” publicada na
Revista Guia do Educador especial de Alfabetização, baseada no trabalho de
Paty Fonte.
*Vídeo: **Alfabetização - Ler para aprender** *
*Cada inscrito receberá uma apostila contendo todos os módulos e
materiais no final do curso.*
*Coordenação e Tutoria*
**
*Autora e Professora Paty Fonte –* Educadora especializada em pedagogia de
projetos. Idealizadora e diretora do site
www.projetospedagogicosdinamicos.com, defende uma educação inovadora,
prazerosa e de qualidade baseada na construção do conhecimento. Ministra
cursos diversos de capacitação (educação continuada) a professores em
serviço. Autora de inúmeros artigos e mais de 100 temas de projetos
pedagógicos. Acredita que educação gira em torno de estar entusiasmado com
algo, e que paixão é fundamental no processo ensino-aprendizagem.
**
Professora Me.* **Patricia** Limaverde Nascimento*
Mestre em Educação:Currículo pela PUC-SP, Bióloga (CRBio1 61128/01-D),
possui 14 anos de experiência em coordenação e direção pedagógica. Foi
orientanda de Maria Cândida Moraes e desenvolve projetos de assessoria
pedagógica em escolas particulares e públicas. Trabalha na formação de
professores da rede privada e pública sempre voltada para as inovações em
didática e abordagens curriculares. Já apresentou seus trabalhos de educação
transdisciplinar em diferentes estados no Brasil e também na Espanha, em
Barcelona. Autora de 3 coleções de livros didáticos de educação infantil e
co-autora de 4 coleções de livros didáticos de ensino fundamental. Já
ministrou cursos sobre Transdisciplinaridade, Trabalho com Projetos em sala
de aula, além de cursos nas áreas de matemática e semiótica aplicada no
currículo de educação infantil e de ensino fundamental. Recebeu, em maio de
2006, o prêmio de Melhor Experiência em Educação Humanitária no Congresso
Latino-Americano de Educação Humanitária realizado no Memorial da América
Latina em São Paulo. Atualmente também é docente da UCB em Brasília-Df.
Suporte de Relacionamento - *Gisela **Zampelli*
Suporte técnico 1* – Avate ***
Suporte técnico 2* –Janaina Corrêa *
*Carga Horária e Horário do curso*
A carga horária estimada para esse curso é de *60 horas/aula,* divididas
entre estudos e interação online e pesquisas offline. O horário de estudos é
estabelecido pelo próprio participante, de acordo com sua
disponibilidade, *possuindo
um prazo máximo de seis semanas a dois meses para conclusão.*
Informações: g...@gpeconline.com.br
Atenciosamente
*Equipe GPEC ***
*“ Pouco a pouco.....transformando a educação”***
Mais informações sobre o curso de alfabetização e letramento
*GPEC - GRUPO DE PRODUÇÃO EM EDUCAÇÃO & CULTURA LTDA*
Tel/Fax. 11 - 3782-0635 e 8603-7107
São Paulo - SP
*www.gpeconline.com.br*
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Comente Aqui!