BRINCADEIRAS AO AR LIVRE parte 4


31) MACAQUINHO CHINÊS

O macaquinho chinês, posiciona-se junto a um muro, virado para a parede, e de costas para as outras, que estão colocadas lado a lado, a cerca de dez metros ou mais. O macaquinho chinês bate com as mãos na parede dizendo: “Um, dois, três, macaquinho chinês”. Enquanto este diz a frase, os outros avançam na direção da parede. Mal o macaquinho chinês termina a frase vira-se imediatamente para os outros, tentando ver alguém correndo. Quem for visto se mexendo volta para trás até à linha de partida. Assim, as crianças só podem avançar quando o macaquinho chinês diz a frase, pois ele pode fingir voltar-se para a parede e olhar para trás, a ver se pega alguém se mexendo. A primeira criança que chegar à parede será o próximo macaquinho chinês.

32) FUTEBOL HUMANO

Várias pessoas se espalham em um campo enquanto outra tenta atravessá-lo e chegar até o fim. Porém, as pessoas do campo devem impedir. Quem conseguir chegar no fim sem ser pego, é um herói.

33) ALERTA

Tira 0 ou 1 para saber quem começa. O jogador pega a bola, joga ela pra cima e grita o nome de uma pessoa. A pessoa que teve seu nome citado deve pegar a bola e gritar "alerta". Imediatamente, todos devem ficar estátuas. O jogador dá 3 passos e, parado, deverá tentar acertar com a bola na pessoa que tiver mais próxima. Se acertar, a pessoa atingida sai da brincadeira. Se errar, ele é quem sai.

34) PULA-SAPO

Corrida de duplas de ida e volta onde não se pode usar as mãos. Cada um deve saltar as costas do parceiro e, com um sapo, cruzar a chegada. Na ida, vai de frente. Na volta, vem de costas, ou seja, não vale virar. Se errar, continua da onde parou. Ganha quem chegar primeiro.

35) CORRIDA AO CONTRÁRIO

Os corredores dão 25 voltas em um cabo de vassoura e correm de costas até a linha de chegada.

36) VASSOBOL

Dois rivais disputam para colocar a bola no gol do adversário através de uma vassoura.

37) CEGOBOL

Futebol comum, só que todos os jogadores jogarão de olhos vendados.

38) TÁ COM QUEM

Os jogadores se colocam lado a lado e a vítima de costas para essa fileira. A vítima joga uma bola pra trás e alguém da fileira deve pegá-la e todos devem colocar suas mãos para trás, a fim de confundir a vítima, que deve dar um palpite sobre quem pegou o objeto. Se errar, faz de novo. Se acertar, quem for descoberto é a nova vítima.

39) 2º ANDAR

Pega-pega de duplas. Cada dupla é formada por um montado e um montador. O montador deverá montar no pescoço do montado e pegar os outros que também estão montados. Só os montados podem pegar. Quem for pego, pega.

40) JOGAR ÁGUA

Um pega-pega com água. Quem for molhado, molha e assim por diante.


4 comentários :

  1. estava procurando a brincadeira ALERTA e achei mais não consigoachar:
    -Deonde veio
    -Onde surgiu

    Será que voçê poderia me ajudar postando isso aqui nesse blog?
    DESDE JÁ AGRADEÇO

    ResponderExcluir
  2. Estava procurando sobre a brincadeira alerta, para ajudar a minha filha em uma pesquisa escolar, fiquei satisfeita por ter achado,deu para enterder direitinho a brincadeira.

    Obrigada a todos do site

    ResponderExcluir
  3. tem como vc fazer mais esplicado

    ResponderExcluir
  4. Muito bom esse site me ajudou muuuuito na pesquisa de jogos populares de educação física . Obg

    ResponderExcluir

Comente Aqui!

Jogos e Brincadeiras é um site de atividades para educação infantil. Site para professores e educadores, especializado em atividades escolares, que tem por objetivo transmitir informações de diversas matérias escolares para melhorar a qualidade de ensino de nossos leitores. Você encontrará informações sobre Brincadeiras em grupo, Brincadeiras Infantis, Tarefas para Educação Infantil, dinâmicas infantis, tarefas para imprimir, projetos escolares e plano de aula. Nossa vontade é que você participe ativamente deixando comentários ou entrando em contato. Lembre-se que o que você ensina hoje, será o fruto do nosso futuro! Se você é Professor e gosta deste site, deixe seu comentário sobre nosso site.