PROJETO: ALIMENTAÇÃO, CULTURA E QUALIDADE DE VIDA - Leia mais


A mulher precisa cada vez mais usar alimentos industrializados para preparar as refeições. Isso vem gerando muitos problemas de saúde, carência de vitaminas e nutrientes e, principalmente, obesidade

JUSTIFICATIVA: A família sofreu e ainda vem sofrendo profundas transformações. Entre elas destacamos a necessidade da mulher buscar seu espaço no campo de trabalho. Muitas vezes tendo uma jornada dupla (trabalho,cuidados do lar e família) a mulher precisa cada vez mais usar alimentos industrializados para preparar as refeições. Isso vem gerando muitos problemas de saúde, carência de vitaminas e nutrientes e, principalmente, obesidade.
Além desses problemas que afetam o indivíduo há outro em âmbito maior, que afeta a toda a sociedade: a população cresceu num ritmo acelerado e a produção de alimentos não acompanhou esse crescimento. Outro grande problema é o desperdício e o consumismo desenfreado. Poucos têm muito e muitos sobrevivem de migalhas, de restos. A desnutrição assola os países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento.


VEJA MAIS



Faz-se necessário uma reflexão seguida de ação. Precisamos rever nossos conceitos e preconceitos. Muitos alimentos são jogados enquanto a fome assola o povo. Muitas vezes esse desperdício ocorre por ignorância. Então, é necessário repensar a alimentação e buscar novos caminhos. Os alimentos alternativos se encaixam como solução para o problema da fome e da miséria.
Através dos hábitos e costumes de um povo, entre eles a alimentação, podemos desvendar os principais traços culturais, entender o passado, analisar o presente e vislumbrar o futuro. Pelo viés da alimentação é possível aprender História e Geografia de forma divertida e interessante.

OBJETIVO: Gerar a reflexão sobre o consumo sustentável, aproveitamento dos alimentos e seus nutrientes, alimentação saudável e equilibrada .
Que o aluno seja capaz de refletir sobre saúde e alimentação sendo capaz de buscar as informações necessárias de forma autônoma e responsável.
Entender o processo histórico pelo viés da cultura, no caso específico, dos hábitos alimentares.
Identificar os alimentos saudáveis e os alimentos industrializados.
Valorizar a alimentação oferecida na escola.
Educar os alunos sobre a importância dos tributos pagos ou recolhidos e o retorno destes benefícios para a população proporcionando uma melhoria na qualidade de vida.

ESTRATÉGIA: Num primeiro momento alunos e professor conversarão sobre a importância da alimentação. Através de diferentes fontes de pesquisa deverão pesquisar sobre alimentação saudável e necessária para o nosso corpo.

Na segunda etapa iremos conversar sobre a alimentação oferecida na escola. Valorização da merenda oferecida. De que forma é preparada, e os nutrientes que compõe a alimentação. Da onde vem e quem paga a merenda oferecida na escola.

A última etapa do projeto é a finalização do projeto onde haverá elaboração de cardápios de baixo custo e saudável.
Cartazes com diferentes tipos de alimentação.
Quadro comparativo de alimentos saudáveis e alimentos industrializados.
Música: Planeta Azul.
Filme: Tainá: Uma aventura na Amazônia.

AVALIAÇÃO: A avaliação será constante. O professor estará atento ao interesse, participação, colocação de opiniões, colaboração... Mas, a melhor avaliação se dará a longo prazo, ou seja, quando o aluno colocar em prática tudo que aprendeu.

EEB CAETANO BEZ BATTI
PROF.ª: LUCIMARA MARTINS BARZAN
1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
EDUCAÇÃO FISCAL

Um comentário :

Comente Aqui!

Jogos e Brincadeiras é um site de atividades para educação infantil. Site para professores e educadores, especializado em atividades escolares, que tem por objetivo transmitir informações de diversas matérias escolares para melhorar a qualidade de ensino de nossos leitores. Você encontrará informações sobre Brincadeiras em grupo, Brincadeiras Infantis, Tarefas para Educação Infantil, dinâmicas infantis, tarefas para imprimir, projetos escolares e plano de aula. Nossa vontade é que você participe ativamente deixando comentários ou entrando em contato. Lembre-se que o que você ensina hoje, será o fruto do nosso futuro! Se você é Professor e gosta deste site, deixe seu comentário sobre nosso site.