Junho: Festas juninas 12- Santo Antonio 24- São João 29- São Pedro


http://jangadabrasil.com.br/junho/imagem/fogueira2.gif


Como fazer uma festa junina / Como organizar uma festa junina

muitos tem duvidas de como organizar uma festa junina, então abaixo seguem algumas dicas básicas para organização e você não esquecerá nada para a sua festa.


Festas juninas - Mini-projeto: Elementos típicos
Organize os alunos em grupos e proponha uma pesquisa a respeito de elementos típicos desta época.
Grupo 1 - pratos salgados
Grupo 2 - pratos doces
Grupo 3 - bebidas
Grupo 4 - músicas juninas

Promova a troca entre os alunos e uma exposição com o material coletado. Se pertinente, faça a eleição de uma receita junto aos alunos para que a realizem na escola.




VEJA MAIS



Quadrilha alegre
1. Deixar que os alunos escolham um para ser o cantador para a quadrilha.
2. Os demais alunos formam uma roda para dançar.
3. O cantador conduzirá a dança: "Cavalheiros cumprimentam as damas"; "Cavalheiros para um lado, damas para o outro"; " A ponte quebrou..."; "Cavalheiros tiram o chapéu"; " Todos ao centro" e assim por diante.

TEXTO INFORMATIVO
A festa junina não existe só no Brasil. Celebrar o nascimento de São João é um costume que vem lá do século IV, dos países católicos da Europa, e foi trazido pelos portugueses para cá.
Para participar da festa, o legal é caprichar no visual, com chapéu de palha, vestido rodado, camisa xadrez e calça com remendos coloridos. Para as meninas, o batom vermelho e as bochechas rosadas dão o toque final. Nos meninos não pode faltar um bigodinho.
Os Jogos e brincadeiras típicas são a corrida de sacos, a corrida do ovo na colher, cadeia, correio elegante, entre outras. Comidas típicas também não faltam, pipoca, pé-de-moleque, curau, bolo de cenoura, cachorro quente, quentão e mais um monte.



Como surgiram as festas juninas?


Quadrilha
Esta dança, de origem francesa surgiu em Paris, no século XVIII. A quadrilha foi introduzida no Brasil durante a Regência e fez muito sucesso nos salões brasileiros do século XIX. No Rio de Janeiro, foi muito popularizada. Suas evoluções básicas foram modificadas e novas foram agregadas, modificando inclusive sua música e seus comandos.
Fandango
É uma dança regional do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Os tipos mais comuns são: anu, candeeiro, cana-verde, caranguejo, chimarrita, chula, marinheiro, marrafa, pericó, polca, quero-quero. No fandango, são os homens que sapateiam.
Cateretê (Catira)
Foi inserida no Brasil pelos jesuítas como homenagem à Santa Cruz, São Gonçalo, Espírito Santo, São João e Nossa Senhora da Conceição. O Cateretê é está muito presente na área rural do Sul do Brasil, mas também é encontrado no Amazonas, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo. É mais freqüente ver o Cateretê sendo dançado apenas por homens, onde eles cantam, tocam viola, sapateiam e batem palmas.

Não se esqueçam do nosso blog nas férias! Veja aqui nossos jogos e brincadeiras


6 comentários :

  1. Sou professora de ensino fundamental I e II moro no inteior do estado do ceará, gostaria de parabenizar por esta dando a oportunidade a todos que visitam esse espaço de conhecer um pouco da nossa cultura.

    ResponderExcluir
  2. achei fantástico este site. ~conhecimento para educadores. muito bom

    ResponderExcluir
  3. sou professora de jovens e adultos,moro numa pequena cidade da paraiba,chamada santa helena e gostei muito deste site...parabéns.

    ResponderExcluir
  4. oi, sempre um prazer passa e ler :) um abraço

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Adorei as informações.
    Parabéns!
    Abraço,
    Ana

    ResponderExcluir

Comente Aqui!

Jogos e Brincadeiras é um site de atividades para educação infantil. Site para professores e educadores, especializado em atividades escolares, que tem por objetivo transmitir informações de diversas matérias escolares para melhorar a qualidade de ensino de nossos leitores. Você encontrará informações sobre Brincadeiras em grupo, Brincadeiras Infantis, Tarefas para Educação Infantil, dinâmicas infantis, tarefas para imprimir, projetos escolares e plano de aula. Nossa vontade é que você participe ativamente deixando comentários ou entrando em contato. Lembre-se que o que você ensina hoje, será o fruto do nosso futuro! Se você é Professor e gosta deste site, deixe seu comentário sobre nosso site.