Apresentação: Numa dinâmica é essencial que as regras sejam bem explicadas. Quase sempre é necessário o preparo de material para a aplicação da dinâmica.
1- Arruma-se a “sala” (pátio, de preferência – ‘TAREFA EXTRA-CURRICULAR”, bonito não?) com mesas distantes/paredes, correspondentes ao n° de relatores. Coloque-se aí um texto (podem ser diferentes ou não) afixado na mesa/parede (a sua escolha).
2- Cada grupo deve ser formado por apenas três c omponentes (do lado oposto às mesas, bem longe): Um deve ser o RELATOR-leitor; o segundo será o ESCRITOR-ouvinte e o terceiro o CORRETOR-Líder-Observador (que comanda, observa erros, que seja esperto...)
3- Ao sinal do apito dado pelo professor (que deve coordenar e observar tudo), o aluno RELATOR-leitor (o que vai correr, ler, e apostar uma corrida com os outros relatores do outros grupos), deverá ler o texto afixado lá do outro lado, nas mesas/parede. Lê, “grava na mente” o que conseguir absorver e volta correndo para repassar o que lembra do texto, informando ao “ESCRITOR-OUVINTE” (que deverá reescrever o texto com capricho: letra bonita, parágrafo, pontuação, maiúscula [...]), enquanto o CORRETOR-LÍDER-Observador (responsável pela correção) dá as dicas gerais para a melhora da reescrita de seu texto.
4- Quem conseguir a façanha de ditar todo o texto, com as devidas correções e observações será o campeão!!!
5- Posteriormente, já na sala, aproveita-se a brincadeira para fazer explanação e resolução das maiores dificuldades “gramaticais” (ou não) dos alunos.
fonte: orkut
1- Arruma-se a “sala” (pátio, de preferência – ‘TAREFA EXTRA-CURRICULAR”, bonito não?) com mesas distantes/paredes, correspondentes ao n° de relatores. Coloque-se aí um texto (podem ser diferentes ou não) afixado na mesa/parede (a sua escolha).
2- Cada grupo deve ser formado por apenas três c omponentes (do lado oposto às mesas, bem longe): Um deve ser o RELATOR-leitor; o segundo será o ESCRITOR-ouvinte e o terceiro o CORRETOR-Líder-Observador (que comanda, observa erros, que seja esperto...)
3- Ao sinal do apito dado pelo professor (que deve coordenar e observar tudo), o aluno RELATOR-leitor (o que vai correr, ler, e apostar uma corrida com os outros relatores do outros grupos), deverá ler o texto afixado lá do outro lado, nas mesas/parede. Lê, “grava na mente” o que conseguir absorver e volta correndo para repassar o que lembra do texto, informando ao “ESCRITOR-OUVINTE” (que deverá reescrever o texto com capricho: letra bonita, parágrafo, pontuação, maiúscula [...]), enquanto o CORRETOR-LÍDER-Observador (responsável pela correção) dá as dicas gerais para a melhora da reescrita de seu texto.
4- Quem conseguir a façanha de ditar todo o texto, com as devidas correções e observações será o campeão!!!
5- Posteriormente, já na sala, aproveita-se a brincadeira para fazer explanação e resolução das maiores dificuldades “gramaticais” (ou não) dos alunos.
fonte: orkut
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Comente Aqui!