22 DE ABRIL: CHEGADA DOS PORTUGUESES AO BRASIL-DESCOBRIMENTO



Chegada dos portugueses ao Brasil: Mini-projeto: Meu país!

Quando os portugueses chegaram ao Brasil encontraram um cenário bem diferente do que conhecemos hoje.
Proponha aos alunos que imaginem como era o Brasil naquela época e de registrem por meio de desenhos. Deixe que os alunos falem de seu desenho aos outros alunos.
Colagem: Faça o contorno de um mapa do Brasil em uma folha grande. Escreva um título para a colagem (MEU PAÍS, NOSSO POVO...).
Convide os alunos a montar o "perfil" de nosso país. Para isso, deverão recortar e colar dentro do contorno: os habitantes (pessoas), bandeira, animais.
TEXTO INFORMATIVO
Em 1500, há mais de 500 anos, Pedro Álvares Cabral e cerca de 1.500 outros portugueses chegaram às terras do Brasil.
Na época, aqui viviam apenas os índios, não havia cidades, estradas, carros... Os índios caçavam e plantavam apenas aquilo que eles necessitavam para comer em seu dia-a-dia.
Os portugueses estranharam muito que os índios vivessem nus e não morassem em cidades. Mas os índios também devem ter achado muito engraçadas as roupas que os portugueses vestiam.
Texto informativo : O PAU BRASIL
Hoje é artigo raro nas florestas brasileiras, mas na época do descobrimento, era tanto pau-brasil por aqui que o nome pegou e a planta acabou dando nome ao nosso país. O pau-brasil foi o primeiro produto explorado pelos portugueses quando chegaram às novas terras. Até 1530, o pau-brasil foi o único produto retirado da nova colônia. Do litoral do Rio Grande do Norte até a costa do Rio de Janeiro, o pau-brasil era aárvore dominante na Mata Atlântica brasileira.
No Brasil, os colonizadores cortavam a árvore, utilizavam a madeira e extraíam um corante vermelho usadopara tingir roupas e fabricar tinta de escrever. O pau-brasil foi praticamente extinto devido à exploração irresponsável e ao desmatamento da Mata Atlântica, floresta onde ele nascia normalmente.
Pau-brasil é uma designação que abrange várias espécies de árvores do gênero Caesalpinia. As mais comuns delas são a Caesalpinia sappan e a Caesalpinia echinata. A Fundação Nacional do Pau-Brasil éuma entidade que cria ações de preservação da árvore nacional do Brasil, além de estudar, catalogar e incentivar as pessoas a conhecer melhor essa árvore.
Hoje o pau-brasil é cultivado para ornamentação e exportação. Sua madeira é apreciada na fabricação de violinos e por isso o pau-brasil é exportado para a Europa

DIA DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL
22 DE ABRIL

NO FINAL DO SÉCULO XV, O REI DE PORTUGAL, D..MANUEL, ORGANIZOU UMA ESQUADRA DE CARAVELAS E NAVIOS COMANDADA POR PEDRO ÁLVARES CABRAL.
NO DIA 22 DE ABRIL DE 1.500, A ESQUADRA AVISTOU UM MONTE, QUE RECEBEU O NOME DE MONTE PASCOAL.
PENSANDO QUE FOSSE UMA ILHA, CABRAL DENOMINOU A TERRA DESCOBERTA ILHA DE VERA CRUZ. MAIS TARDE, AO VERIFICAR O ENGANO, O NOME FOI MUDADO PARA TERRA DE SANTA CRUZ.
COMO HAVIA AQUI GRANDE QUANTIDADE DE PAU-BRASIL, UMA ÁRVORE DE MADEIRA COR DE BRASA DA QUAL SE EXTRAÍA UMA TINTA VERMELHA QUE SERVIA PARA TINGIR TECIDOS, A TERRA PASSOU A SER CHAMADA DE BRASIL.

Um comentário :

  1. Adorei o blog, ótimo e agora vou acessar sempre!!!!!!!!! Me ajudou muito Lisandra Plínio São João de Meriti.

    ResponderExcluir

Comente Aqui!

Jogos e Brincadeiras é um site de atividades para educação infantil. Site para professores e educadores, especializado em atividades escolares, que tem por objetivo transmitir informações de diversas matérias escolares para melhorar a qualidade de ensino de nossos leitores. Você encontrará informações sobre Brincadeiras em grupo, Brincadeiras Infantis, Tarefas para Educação Infantil, dinâmicas infantis, tarefas para imprimir, projetos escolares e plano de aula. Nossa vontade é que você participe ativamente deixando comentários ou entrando em contato. Lembre-se que o que você ensina hoje, será o fruto do nosso futuro! Se você é Professor e gosta deste site, deixe seu comentário sobre nosso site.